domingo, 14 de março de 2010


Hoje quero fazer um post diferente.
Eu, nesse momento, estou ouvindo um CD bem fraquinho... RAY CHARLES! ;)
O cara simplesmente conseguiu unir o gospel afroamericano com a sensualidade e a leveza do blues, que a propósito eu adoro, formando o que hoje a gente chama de soul...
As pessoas têm uma mania horrorosa de dizer: "eu sou eclético!"
Dá logo uma vontade de perguntar: "Tem certeza, honey?" hahaha.
Ah, vai, isso é pedantismo da minha parte, enfim! Eu na verdade nem quero falar apenas da música, mas lembrei do filme sobre Ray Charles, intitulado: Ray. Super sugestivo, né!? Dãr! hahaha
Mas, levando a sério agora, o filme mostra o que a gente geralmente não vê por trás de um grande cantor e compositor...

Fazendo um breve resumo do filme:
Ray Charles , aos cinco anos, viu o irmão se afogar numa banheira; aos seis ele perdeu a visão por conta do glaucoma, depois sua mãe, INTELIGENTEMENTE, o matriculou numa escola para cegos e surdos, lá ele aprendeu a linguagem braile e também foi lá onde ele iniciou sua carreira musical, aprendendo a tocar vários instrumentos. Aos 15 anos ele perde a mãe e sai da escola. Aos 17 ele começa a tocar numa banda de jazz e vai embora pra Seattle, onde lá ele fez sua primeira gravação e viciou-se em heroína. "Eu fiz isso a mim mesmo. Não foi a sociedade... não foi um traficante, não foi porque eu era cego ou negro ou pobre. Foi tudo minha culpa",, afirma o próprio Ray em sua biografia.
Uma curiosidade da vida do cantor, mostrada no filme, é que mesmo diante de sua deficiência e MESMO CASADO, Ray era um cafajestezinho, daqueles que a gente conhece bem, hein? hahahaha. Ele definia se uma mulher era bonita ou não apalpando os seus pulsos, estranho, né?
Pois bem, Ray Charles podia ser um canalha, mas EU AMO A SUA PRODUÇÃO ARTÍSTICA, me lembra bailinhos de filmes antigos... São músicas como "hit the road Jack"; "yesterday"; "your cheatin' heart"; "ruby"; "unchain my heart" enfim, uma lista seletíssima e cá pra nós super apaixonantes...

p.s: outra curiosidade é a semelhança entre o o ator que interpreta o cantor e o próprio Ray Charles. Praticamente as mesmas pessoas.

Bom, fica a dica: o som e o filme!

Rayanne Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário